No meu caso dois foram os fatores motivadores: segurança (não queria deixar a bicicleta no bicicletário do prédio) e falta de espaço dentro de casa.
Parti então para a busca de soluções que me atendessem. Procurei, pesquisei, pensei, estudei.
Encontrei várias possibilidades e acabei arranjando três soluções que me atenderiam bem. Eu uso duas e vou mostrar para vocês como as utilizo.
Um detalhe importante: a ideia não é apenas guardar a bicicleta escondida, pois neste caso não seria um problema. Eu queria (e precisava) colocar a bicicleta na sala!
Então as dicas que vou dar é para guardar a bicicleta dentro de casa, mas com "elegância", ok?
Vou fazer um artigo para cada uma das soluções, inicialmente as duas que mais gostei e utilizo e talvez sobre as outras possíveis.
Neste artigo a solução que eu utilizei inicialmente e uso até hoje: pendurar a bicicleta no teto com ganchos.
Há vários modelos no mercado, mas como já disse, só vou considerar os que são legais e "elegantes", ok? Outro ponto: todos os modelos que listo aqui deixam a bicicleta de ponta cabeça.
Modelo 1
Comentários: prático, fácil de instalar e de encontrar. Mas fica fixo e é um pouco ruim colocar e retirar a bicicleta por conta disso.
Vantagens: simples, discreto, revestido de borracha (não arranha os aros), fácil de instalar (mas é necessário precisão, caso contrário a bicicleta não entra); vende em pares; já vem com as buchas.
Desvantagens: usa uma bucha 10mm, nem todos possuem furadeiras que as suportem; não suporta pneus largos; por ser fixo precisa ser colocado com muita precisão e não é dos melhores para colocar e retirar a bicicleta.
Eu acabei usando este gancho para pendurar pneus :-p
Esta é a "variação" para pneus maiores. Também uso (para pendurar pneus e rodas...):
Modelo 2
Comentários: é uma "variação" do anterior, este é móvel (o que é muito bom). Na verdade é o que mais gosto e mais utilizo. É ótimo para guardar as dobráveis, pois o fato de serem móveis facilitam a colocação e retirada, além de serem pequenos e discretos. Uso até hoje para as dobráveis.
Vantagens: simples, discreto, fácil de instalar; revestido de borracha (há modelos emborrachados ou não, prefira os emborrachados); costumam vir com buchas.
Desvantagens: não serve para bicicleta com pneus largos (não serviu para minha Montain Bike-MTB); os furos do suporte são pequenos, feitos para parafusos de 6mm (que vem com eles), o que considero subdimensionado. Para usar de 7mm (o que eu aconselho) ou 8mm precisa abir o furo; vendido individualmente, é preciso comprar 2 ;-/
Este é modelo emborrachado:
Dica: não aperte muito os parafusos, caso contrário perderás a mobilidade deles ;-)
Modelo 3
Comentários: Acabei usando este para a MTB e funciona muito bem.
Vantagens: simples, pode ser usado também na parede; embora rígido, por ter uma ampla abertura não dificulta a colocação/retirada da bicicleta.
Desvantagens: não encontrei nenhum modelo emborrachado, por isso tive que colocar uma câmara de ar em torno do suporte para não arranhar os aros; buracos pequenos, difícil usar buchas de 8mm.
Algumas variações:
Vantagem de ter furos maiores
Modelo de alumínio
Agora uma foto com minhas bicicletas penduradas, cada uma com tipo de gancho:
Apenas um comentário final, que são pequenas "desvantagens" deste modo de pendurar a bicicleta:
- Não serve para bicicletas com freio a disco hidráulico (pois eles não podem ficar de cabeça para baixo)
- Dependendo da altura do pé direito pode atrapalhar a passagem, com o guidão batendo em nossa cabeça. Mas isso é fácil de resolver colocando-a em um local que não se acessa (como no meu caso acima, eu os utilizei nos cantos)
Por fim, se precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida é só perguntar!
Para outros artigos da série, procure pelo marcador: "Dicas pro ciclista urbano".
Até o próximo...
Olá, achei interesante sua matéria e gostaria de acrescentar esse modelo https://www.adrianbikeshop.com.br/acessorios/transbikes-suportes/suporte-de-bike-teto-para-bicicletas-elevacao.html
ResponderExcluir