terça-feira, 1 de julho de 2014

Bike Circuito Pedalar vale à pena?

Pessoal, vocês já devem ter percebido minha ausência, não é?
Bem espero que sim, risos! Estou numa fase bem apertada em meu mestrado e não tem dado tempo de vir aqui.

Tem muitos projetos aqui para o Blog parados. O principal deles é a parceria com a POLARIO, que vai nos gerar um sorteio de uma bicicleta, mas isso também precisa ser adiado por hora.

Eu vim aqui rapidamente para falar sobre a bicicleta que está sendo vendida junto com o KIT do Circuito Pedalar promovido por um banco. Decidi escrever - rapidamente, por que tem MUITA gente me pedindo opinião sobre ela, não só aqui no Blog, mas amigos e amigos de amigos.

Antes de tudo, se você tem pressa, já vou lhe dizer minha opinião: NÃO COMPRE!

Então vamos lá, vou replicar parte do que já escrevi a alguns leitores:

"
[...] vou direto ao ponto: fuja destas bicicletas destes passeios, elas são péssimas, muito mais do que imaginas!
Você consegue conceber a compra de um carro popular por 1/4 do preço? Não? Vai dar problemas e afetar a segurança, não é? O mesmo ocorre com outros meios de transporte, como a bicicleta por exemplo.

Não há milagres, o que é bom é caro. É possível encontrar um meio termo, uma boa relação custo benefício. Mas estas bicicletas certamente não são. É jogar dinheiro fora.

Explico porque: é tudo tão ruim que logo quebrará e fará você precisar trocar muitas peças. Ao ver o preço do conserto + peças vai ficar com raiva de pagar (em muitos casos mais do pagou na bicicleta) e vai ficar num dilema: pago pelo conserto ou deixo para lá e deixo a bicicleta parada?
Em qualquer uma das duas escolhas, depois vai ficar se perguntando 'caramba, por quê eu não comprei logo uma melhor de 1000 reais que não me daria nenhuma dor de cabeça? Por quê? Por quê?'
"

"
[...]
A iniciativa deles deveria ser boa, paracendo que querem incentivar o uso de bicicletas, vendendo por um baixo custo. Mas na verdade é um tiro no pé, pois a bicicleta é tão ruim que faz as pessoas pensarem:
- nossa como é horrível andar de bicicleta!

Eu até poderia pensar - numa vibe de 'teoria da conspiração' - que a intenção é esta mesmo: fazer as pessoas verem que bicicleta é horrível e parar com essa ideia de andar de bicicleta na rua atrapalhando quem quer andar de carro.
Quem sabe?
[...]
"

"
[...]
Além de conhecer do assunto eu me baseio em minha experiência pessoal e na de alguns amigos.

Uma vez entrei nessa (mesmo sabendo que o barato costuma sair caro), comprei uma bicicleta beeeeeeeem baratinha (paguei uns 120 reais, usada) para ser a 'bike do ladrão'.
A ideia era usar para ir pra lá e prá cá, fazer compras e parar a bike sem medo de ser roubada.

Para fazer ela andar, tive que gastar uns 180 reais. É claro que só comprei itens de segunda linha, pois não tinha sentido comprar coisas boas para esta bike, não é?

Durou menos de 2 meses e já quebrou um raio traseiro.
Troquei.
Quebrou outro e outro.
Tive que refazer a raiação.
Em 1 mês o cubo não aguentou e quebrou. Tive que montar outra roda.

Os pneus e câmaras eram tão ruins que ao primeiro furo tive que trocar a câmara.
O canote quebrou. O selim também.
Os freios, de plástico amassaram, tive que trocar.
O movimento central quebrou, os pedais e pedivela também.
Como eu só comprava itens de segunda linha, muitos destes itens precisaram ser repostos.

É claro que nenhum lojista me disse a bike era ruim, porque eu os dava muito lucro, estava sempre lá comprando peças!

Bem, no fim eu gastei uns 900 reais com esta bicicleta. Fazendo a conta por alto, ela me saiu por mais de 1000 reais. E com esse gasto, no fim eu ainda tinha uma bicicleta péssima (sim, porque tudo nela era de segunda).
Além do que gastei tem uma coisa que talvez as pessoas não percebam, o tal 'lucro cessante', que no meu caso quer dizer o seguinte: cada vez que dava um defeito eu ficava com a bicicleta parada e consequentemente sem meu meio de transporte. Isso não tem preço, é muito caro!

Perdi a paciência e parti para outra.
Mudei a estratégia.
Comprei uma de 700 reais, usada (e olha que achei cara...). Mas era uma ótima bicicleta da década de 90. Para fazer ela andar, gastei uns 200 reais.

É a bicicleta que mais ando; com meu filho; para fazer compras etc. Eu já a tenho há cerca de 1 ano. Já rodei muito.

Sabe quanto gastei mais nela?
Sabe quantas vezes deu algum tipo de defeito ou precisou ficar parada?
NENHUMA VEZ!

Sem mais comentários...
"

Dia destes alguém fez um comentário aqui questionando o fato de eu estar usando estes argumentos sem ver a bicicleta antes, mas ele não se identificou e escreveu de uma forma deselegante. Acabei apagando a pergunta.

No entanto o questionamento não deixa de ser válido, então faço alguns comentários sobre isso:

- Eu ainda não vi a bicicleta de perto, mas pela experiência adquirida e pelas fotos, dá para identificar vários quesitos ruins em sua estrutura, como o sistema de dobras; base, estrutura e sistema de dobra do guidão, qualidade do quadro, montagem, paralamas etc. E para completar repito e repito e repito: não é possível oferecer uma bicicleta de qualidade mínima por este preço.

- Se procurarem por outros artigos e respostas aqui no Blog verão que eu sempre defendi que milagres de preço não existem. Isso não é pura impressão, não é possível oferecer uma bicicleta de qualidade por este preço oferecido.

E para fechar, se alguém ainda não "pescou", Blogs são espaços de opinião, neste caso aqui minha opinião. Ninguém é obrigado a aceitá-las como lei. Nem de continuar lendo caso não concorde. Se tem bons argumentos contrários, uma discussão de bom nível será bem vinda. Mas nada impede que também façam o mesmo, criando um Blog, expressando suas opiniões e ajudando os outros. Porque para atrapalhar já tem muita gente.

Então, se você leu até aqui, a minha opinião: NÃO COMPRE!

Até o próximo...