"É perto, mas é longe".
Sofre por viver à sombra da capital, com sua vida meio de cidade grande à margem da capital, meio de cidade do interior que é grande.
Um dos piores problemas que tem passado de uns anos para cá - como muitas cidades pelo mundo - é o da mobilidade urbana.
Como tem acontecido em muitas cidades pelo Brasil, todo mundo quer andar de carro, resultado de vários governos que não investiram em transporte público, culminado pelo atual que incentiva a venda e uso dos automóveis com inúmeros subsídios, pagos por todos, até por quem não quer ter carro.
Mas tem gente lá pensando em mudar um pouco as coisas: o atual governo tem um projeto de criar e aumentar a infraestrutura cicloviária na região e tem feito ações em prol disso.
Venho aqui para divulgar alguns eventos:
- Semana da mobilidade: de 21/09/2013 a 28/09/2013. "Ocorre concomitante com o dia mundial sem carro, dará oportunidade para a população, diversos órgãos governamentais e iniciativas privadas de conhecer e debater sobre os diversos temas referentes à mobilidade na cidade de Niterói.".
Detalhes: niteroidebicicleta.rj.gov.br/programacao.php
Durante toda a semana, uma pequena rede de ciclovias temporárias - demarcadas com cones - ficará disponível, será também um estudo piloto para a implantação de ciclovias definitivas. Veja o trajeto:
- Concurso "Uma ideia na cabeça, uma bike na mão": envie um vídeo e concorra a uma bike. Ainda dá tempo, é até dia 21/09/2013.
Detalhes:
- Projeto "Niterói de bicicleta": uma série de ações e projetos envolvendo a bicicleta como uma importante perna de apoio à mobilidade da cidade.
Detalhes: niteroidebicicleta.rj.gov.br
...
Estou aqui para divulgar, você também pode ajudar divulgando e participando.
Parabéns ao Axel Grael e ao Argus Caruso. Que tudo dê certo!
Até o próximo...