terça-feira, 21 de maio de 2013

Oficina para bicicletas - Grátis!

Venho aqui para divulgar uma ótima notícia e uma ótima iniciativa.

Na verdade é uma oficina comunitária, organizada e promovida pelo pessoal da bicicletada RJ. Idealizada pelo Élcio Cardoso da Silva.


Ela acontece mensalmente, no domingo anterior à última sexta-feia do mês, no canteiro atrás do MAM, próximo à ciclovia e à Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

Inicialmente a ideia era fazer um espaço onde as pessoas pudessem trocar ideias sobre mecânica básica e manutenção de bicicletas. A ideia tem dado certo e já tem sucesso.

Não é um evento fechado, pelo contrário! Todos são bem vindos para ajudar, participar ensinando e aprendendo.

O projeto ainda prevê novas iniciativas, como: bate papos sobre ir de bicicleta para o trabalho, ensinar pessoas que nunca andaram de bicicleta.

Tudo livre, aberto e de graça! Tudo em prol da bicicleta. Todos ajudando todos.

É ou não uma ótima iniciativa?

Gostou? Então divulgue! Participe! Todos são bem vindos!

Até o próximo...

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Menos carros e mais bicicletas, já não há mais saída!

Não tenho tido muito tempo para manter o Blog, mas muita gente faz contato comigo e acabo escrevendo sobre muitos temas para eles.

É muito comum eu ver que um papo ou outro daria um bom artigo aqui e já digo a vocês: em breve vou publicar alguns artigos que são a compilação de muitas dúvidas que tiro de vários leitores.

Hoje vim aqui para fazer isso, mas sobretudo para falar de um tema que está muito quente aqui no RJ: a grande quantidade de acidentes de trânsito envolvendo motoristas de ônibus, alguns deles com ciclistas e alguns destes, fatais.

Às famílias das vítimas meus sinceros sentimentos.

Mas este tema é tão importante que trás à tona muitas considerações, a que mais tem estado em minha cabeça é uma frase que temos ouvido muito nestes dias:
- Estes ciclistas são loucos, colocando suas bicicletas no meio da rua, junto com os carros!

Este pensamento é muito preocupante, pois mostra o quanto as pessoas não tem noção do direito ao espaço público das ruas!
Essa frase reforça a ideia de que a rua é só dos veículos motorizados e quem "se arrisca" a andar pela rua sem motor está ali "por sua conta e risco", e por isso - se sofrer um acidente - foi "por culpa própria, por estar no lugar errado".
Pasmem, este é pensamento que tem estado na cabeça da maioria das pessoas após terem acesso a estas informações sobre vários acidentes envolvendo ciclistas.

Eu não vou me estender muito, mesmo porque vou publicar na sequência mais alguns artigos com resumo de textos meus falando sobre o trema, publicado em alguns meios sociais de ciclistas.

Mas em tempo: A presença do ciclista na rua está prevista pelo nosso Código de Trânsito Brasileiro, ok? Tem um exemplar dele, com os artigos específicos para os ciclistas no site da Transporte Ativo.


Mas para dar embasamento teórico a tudo que disse, sugiro a leitura destes artigos abaixo, que são um compilado sobre esta relação perigosa que a nossa sociedade criou na dependência do automóvel, a ponto de isso se tornar uma relação de poder (quem tem o melhor carro é mais poderoso, e quem não tem carro não é nada...):

1) Ciclistas urbanos, malucos ou visionários?
2) Carga pesada (carros, impostos e dependência)
3) A era do automóvel empacou
4) Os carros não vão caber nas cidades
5) Como surgiram as ciclovias na Holanda?
6) Quanto custa um carro para a sociedade?
7) Modelos de transporte
8) Mania de carrão (ótimo artigo da Márcia Tiburi)
9) Desinteresse dos jovens por carros preocupa montadoras

Só quero deixar uma frase para reflexão: se lugar de ciclista é na ciclovia e não temos ciclovia na porta de nossa casa, onde, como e quando andaremos de bicicleta?

Até o próximo...