quinta-feira, 1 de março de 2012

Bicicleta no Jornal da Band - Quarta 29/02/2012

Depois que me envolvi no mundo das bicicletas de cabeça comecei a entender melhor muitos sistemas que antes cria conhecer.

O principal deles é o sistema de mobilidade urbana.

Antes  - como todos - eu olhava para o mundo pela ótica dos carros, achava que a rua era deles e criticava o governo que não criava mais vias e estacionamentos.
Hoje estudando a mobilidade no mundo, aprendi que as cidades não foram feitas para os carros, mas para as pessoas. Percebi até - e isso parece engraçado - que os carros também são criados para as pessoas!

Enfim, aprendi que os espaços públicos precisam ser compartilhados.

A matéria da band da série "Vou de bicicleta" de ontem cometeu algumas gafes na edição que precisam ser retratados:

  • A bicicleta NÃO ESTÁ OCUPANDO O ESPAÇO DOS CARROS NA RUA, ela ocupa o espaço reservado par as pessoas, a rua não é mais dos carros que das bicicletas ou motos, ou outros veículos.
  • A sensação de insegurança que algumas pessoas tem é decorrente de quem não está vivendo o espaço, de quem não pedala nas ruas, de quem vive dentro das gaiolas. Semelhante às pessoas que vêem a violência de grandes cidades pelas janelas da TV e tem medo destas cidades sem estar lá.
  • O nosso Código de Trânsito (CTB) é bastante avançado, as pessoas precisam é ser verdadeiramente preparadas. Ele prevê que as bicicletas DEVEM andar nas ruas, que deve haver uma ordem de prioridade: pedestre - ciclista - moto - carro - veículos de grande porte. O maior DEVE cuidar do menor, NÃO INTIMIDÁ-LO!
  • Não há nenhuma cidade do mundo que possua ciclovia em todas as suas vias, nem mesmo Amsterdã ou Copenhagem! "Não se pode andar de bicicleta porque não tem ciclovia" é o discurso das pessoas que só andam de carro e querem que as bicicletas saim da frente para eles passarem.
  • Ou seja: É perfeitamente possível andar nas cidades sem ciclovias se algumas regras básicas de conduta forem seguidas e - acima de tudo - se as bicicletas ocuparem as ruas! Não devemos dar ouvidos aos motoristas que querem as ruas só para eles!
Eu ando de bicicleta diariamente numa cidade que não é tomada de ciclovias (mas tem quase 300 Km delas!)., ando no trânsito com segurança, sei que isso é possível e incentivo as pessoas a fazerem o mesmo.

E vou dizer a verdade: não sinto falta de ciclovias, sinto falta de respeito das pessoas!

Enfim, a série é ótima para a divulgação das bicicletas, mas devemos tomar cuidado com a fonte das informações, muita gente ainda fala besteira sobre o tema, sem pesquisar ou estudar o assunto sob a ótica de quem usa a bicicleta.

Ou seja, para falar sobre mobilidade urbana, as pessoas TEM QUE SAIR DE DENTRO DOS SEUS CARROS!

A matéria de ontem:


Ou acesse diretamente o link da página da Band.

Veja a série completa através do marcador Vou de bicicleta.

Até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário